quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Principais maneiras de se proteger

O que é EPI:


Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs é considerado como qualquer objeto, meio ou dispositivo que tem sua utilização com o objetivo a proteção de uma pessoa mediante qualquer risco  ameaçadores da sua saúde ou segurança durante a execução de uma  atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. O uso do  EPI  deverá ser contemplado quando não for possível tomar medidas que para eliminar os riscos local onde a determinada atividade esta sendo executada


O que é EPC:


Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) tem o objetivo de modificar as condições de trabalho de um determinado local, oferecendo a proteção de todo o grupo. Alguns exemplos mais utilizados de EPC’s são os chuveiros e lava olhos de emergência, o isolamento acústico de um equipamento ruidoso,banquetas isolantes, mantas e cobertas isolantes, os extintores de incêndio, o guarda corpo, a capela,cones e fitas de sinalização, o lava olhos, o corrimão e os exaustores
Se tratando da proteção dos trabalhadores, as medidas de proteção coletiva são mais eficientes que os EPIs, porem os EPI’s são mais utilizados pois, há curto prazo são mais baratos do que realizar modificações no ambiente. Mais lembrando que há longo prazo, os custos com a manutenção desses, se tornar mais elevado que as medidas de ordem ambiental e coletiva.



Surgimento:

A primeira lei sobre o uso dos EPIs surgiu através da  CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) por meio do Decreto Lei N°  5452 de 1° de Maio de 1943, em seu artigo 187 parágrafo 1 e artigo 188. No artigo foi determinado que em todas as atividades exigidas o empregador forneceria EPI.
E hoje o uso, fornecimento ou qualquer informação a respeito do uso de equipamentos de proteção obedecem a Norma Regulamentadora 6.

Analise de uso:

A empresa analisa ou contrata uma empresa especializada para o serviço de analise,  onde é observado o tipo de risco conforme setor e atividade a ser executada  e determina traves de formulários/questionários e outros métodos qual será a área do corpo que necessita de proteção (pele, tronco, pés, pernas, mãos, cabeça, face, audição, respiração)


Um comentário: